quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

A TODOS, UM...

DESEJOS PARA 2009

Para além do tradicional muita saúde (apesar de terminar o ano com uma dor de dentes insuportável), só peço mais duas coisas:
O euromilhões e o Benfica Campeão.

PRÉMIOS DE 2008

Figuras de 2008
Internacional:
Obama, começou o ano como um simples candidato democrata, e termina o ano como Presidente eleito dos EUA. Talvez, nem ele imaginaria um ano como este.
Nacional:
Nelson Évora, pela conquista do ouro em Pequim, algo que muitos não acreditariam. Para um país pequeno, uma medalha de Ouro numa prova para o qual nunca teve grandes especialistas é obra. Prova que por vezes o muito trabalho e dedicação no futuro trás sempre frutos.
Povo Português por ter “resistido” a mais um ano de bolsos vazios e de ter aguentado tanta demagogia e mentiras de todos os nossos políticos.
Acontecimento do ano mundial
Crise mundial…e que se prolongará por 2009 (e talvez mais alguns anos)
Acontecimento ano nacional
Assalto ao BES. Poderia ser outro acontecimento, mas escolho este, pela forma como o crime aumentou este ano, e as formas como ele é praticado e também pelas imagens em directo que todos assistimos pela TVS
Premio cena mais idiota
Deputado PND-Madeira com bandeira NAZI.
A frase do ano
“Vou ficar calado até 2009” in Luís Filipe Menezes

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

AÇORES

Uma pequena ilha, conseguiu ontem ser o centro das atenções do país, levando ao azedar das relações entre o Presidente da Republica (PR) e o Primeiro-Ministro (PM).
Um PM que usou e abusou de uma lei, só para dar um sinal ao seu partido que não se esquecia dele, não poderia esperar outra reacção senão aquela que o PR teve ontem.
Mas todos os partidos ficaram muito mal na fotografia.
Quando todos os leigos desta matéria diziam que o PR tinha razão nesta matéria, os partidos continuaram a assobiar para o ar, como nada fosse com eles.
Será o orçamento de estado o próximo veto do PR? Nada que não estranhasse, sendo este um orçamento irrealista e sem ponta por onde lhe pegar.

GRIPE

Espero não ser um dos tais 1 milhão referido pela ministra da saúde afectados pela gripe.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL

Para todos:

ROUBALHEIRA

De facto tenho que dar razão ao Sr. Major Pedro Henriques, o lance é ilegal…desde logo começa com um penalty não assinalado por a bola bater no braço do jogador do Nacional (segundo as declarações do arbitro a bola bate no braço sofreu um desvio da trajectória), depois penalty não assinalado sobre a entrada do jogador do Nacional sobre Miguel Vitor (coitado do rapaz, foi ceifado, caiu ao chão e desgraçado estando no chão inofensivo e a contorcer-se com dores, a bola vem-lhe tocar na mão sem ter feito algo ostensivamente para que ela lhe tocasse), depois o Benfica marca e o major quase careca, com a lição bem estudada anula um golo limpo…
Já estou a ver a prenda que o major pediu ao Pai Natal…Fruta e Chocolate…
Isto já começa a chatear, a semana passada foi para a taça o penalty sobre o Nuno Gomes que todos viram menos o árbitro (se calhar viu, mas como a cor da camisola era vermelha não assinalou nada), esta semana mais um erro…bem assim este campeonato está praticamente entregue…
Até já batem nos motoristas…será que foi por não terem assinalado dois penalties ao marítimo?
E siga em 2009 a palhaçada…

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

8-0

Não vão ser 8...vão ser:


P.S. se fosse hoquei em patins acreditava nos 8...

JANTARES DE NATAL

Semana extremamente dura…Jantares de Natal todos os dias, comida à grande, alguma bebida (não álcool, pois não bebo), e o pior foi uma sobremesa na segunda-feira que me deixou de rastos. Até ao fim do ano, vai ser sempre a encher o estômago.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

PORTUGALINHO

Quando á sensivelmente um mês, tanto o 1º ministro, como o ministro das finanças nos garantiram que o país não iria sofrer com a crise, que os bancos portugueses estavam completamente salvos de qualquer pseudo falência, eis que passado nem 2 ou 3 dias foi o que se verificou com os bancos.
Por outro lado, numa semana o Governo anunciava que o Portugal não entraria em recessão, na semana seguinte Sócrates veio reafirmar isso, mas no mesmo dia o seu ministro das finanças veio dizer que o país afinal iria entrar em recessão.
Aquando da apresentação do Orçamento de Estado este governo garantiu a pés juntos que este era um orçamento realista, baseado em números racionais (quando a crise já andava ai e todos falavam em recessão), inclusive este governo rejeitou propostas do PSD em que elas iriam aumentar o défice para cima dos 3%. Nessa altura o Governo veio todo a uma só voz criticar essas medidas, dizendo que eram demagógicas, que era mais do mesmo, que não andamos 3 anos em contenção para agora vir estragar tudo o que de bom se tinha feito pelas finanças públicas. Este fim-de-semana o governo anuncia um plano anti - crise, sendo que este plano irá levar a que o défice vá ultrapassar os 3% em 2009. Então e agora quem está a ser demagogo? E os 3 anos que andamos a apertar o cinto? Para quê tanto esforço, para agora isto?
Então se o país estava tão cor-de-rosa, como apregoava o governo, porque é que agora vamos ter que andar mais uma serie de anos a apertar o cinto?
Epá, não me venham dizer que isto é uma crise mundial. Comparem com 2004 (o Sr. Sócrates gosta muito de comparar com 2004, por isso faço-lhe a vontade) e descubram as diferenças:
Rendimento por habitante (UE - 100%):
2004 - 74.7%
OE 2009 - 73.3%

Crescimento do PIB
2004 - 1.5%
OE 2009 - 0.6%

Défice externo
2004 - 6.1% PIB
OE 2009 - 11.1% PIB

Taxa de desemprego
2004 - 6.7%
OE 2009 - 7.6%

Carga fiscal
2004 - 33.8% PIB
OE 2009 - 38% PIB

Receita pública total
2004 - 43.1% PIB
OE 2009 - 45.6% PIB

Despesa pública total
2004 - 46.5% PIB
OE 2009 - 47.8% PIB

Despesas públicas de funcionamento (excluindo juros da dívida pública)
2004 - 39.3% PIB
OE 2009 - 40.9% PIB

Défice público
2004 - 3.4% PIB
OE 2009 - 2.2 % PIB (vamos ver onde vai parar este 2,2%)
Andaram-nos a vender ouro nestes 3 anos, quando o que existia era um bronze mal feito.
Por muito menos, e por algumas trapalhadas assim, já vi um governo ser demitido. Não estará Sócrates à procura do mesmo? Inclusive, para deixar o seu “amigo” Alegre sem grande margem de manobra, numa possível candidatura as próximas legislativas? …
Ontem ao ver as noticias, vi o que pensava só ver em alguns países (Venezuela, por exemplo), em que numa visita do 1ºministro quem batia palmas foi convidado a seguir o 1ºministro na sua visita (propaganda eleitoral), e quem apupava foi levado para um canto, bem guardado por polícias e segurança privada…
A semana passada, numa visita conjunta da ministra da saúde e educação, a ministra da saúde ficou furiosa quando um jornalista da TV Publica, denominada de RTP, questionou a ministra da educação sobre as polémicas dos últimos tempos na área da educação. Eis o que a ministra da saúde responde:
“'O quê? O senhor não sabe o que está combinado? Que hoje só se pode fazer perguntas sobre esta cerimónia e sobre o plano de combate à sida nas escolas? Ainda por cima é a RTP, a televisão pública, a fazer uma coisa destas. E, depois, logo à noite, não sai a reportagem.”
Para além da propaganda política que este governo tenta passar ao povo (a mim pode-me passar a que quiser, que não me leva na cantiga), agora sabemos (se é que alguém ainda tinha duvidas) o controlo que este governo está a fazer na comunicação social. O mais grave é ser na TV pública, aquela que todos contribuímos com cerca de 4/5€ nas facturas da EDP, naquela parte que diz contribuição audiovisual.
Ainda os nossos deputados não querem trabalhar á sexta. Talvez seja melhor eles não trabalharem nenhum dia da semana.
E assim vai este país que nunca mais sai da cepa torta.

DEPUTADOS

Coitados dos nossos deputados que agora não querem trabalhar às sextas. Eles têm muito trabalho nos restantes dias, que chegam cansados à sexta. Coitadinhos.
Não sei que deputado foi, mas ouvi um nas noticias de sexta a dizer q as votações à sexta deveriam acabar, pois está muito transito em Lisboa às sextas-feiras. Não vivo em Lisboa, mas enquanto me levanto todos os dias, vou acompanhando os noticiários da manhã, e quando vejo a rubrica de trânsito, o que vejo sempre em Lisboa todos os dias, são filas e filas enormes de trânsito.
Como diz o Nuno Lopes nos Contemporâneos, “vão mas é trabalhar”.

ALEGRE

O pesadelo de Sócrates.
Será que em 2009 vamos ver Alegre (e quem sabe com o apoio do BE) a concorrer às eleições Legislativas? Seria porventura, o fim da maioria absoluta de Sócrates, e quem sabe mesmo a derrota do PS.
Será Alegre capaz de tirar o sono a Sócrates em 2009? Nada como acompanhar as cenas dos próximos capítulos.
Alegre, esse intelectual da esquerda, que não está bem com nada, fala, fala, fala muito, apela à ideologia de esquerda, que propostas fez até hoje? Zero. O homem fala, alguns gostam de ouvi-lo falar e vêem-no como candidato a algo, mas propostas nem vê-las.

PLANO ANTI-CRISE

Se na altura da apresentação do Orçamento de Estado, foi dito e repetido n vezes pelo Primeiro-Ministro e pelo Ministro das Finanças que Portugal não iria ser afectado pela crise, que aquelas previsões do Orçamento eram realistas e que iriam ser cumpridas, que inclusive rejeitaram medidas da oposição (demagogia dizia o Governo) pois estas iriam levar a um agravamento do défice, superior aos 3%, então passado pouco mais de um mês da apresentação do Orçamento vem o Governo apresentar um plano anti-crise, o qual vai reflectir-se no défice, levando este em 2009 a ser superior a 3%. Não questione o plano, agora eu pergunto e as previsões em que o Orçamento foi elaborado são para se manter? Ou vamos ter lá para o meio de 2009, um Orçamento rectificativo, ou no final do ano, para equilibrar (disfarçar, diria eu) as contas, umas medidas extraordinárias para aumentar as receitas?
Muita confusão vai neste governo em termos de números. Um dia dizem uma coisa, no outro já estão a desmentir-se. E o povo a pagar com isto tudo.

SE ESTÁS...

Para bater palmas, podes ir com o Sócrates para mais uma visita de propaganda eleitoral…se estás para apupar ficas bem longe e bem guardado pela segurança.
Sócrates, tem cuidado, se numa próxima alguém se faz passar por bom e bate palmas, e de repente ele resolve atirar com os sapatos.
O que seria se em vez de ovos, os estudantes tivessem atirado com os seus sapatos à ministra e secretários de estado da educação. O cheiro a chulé que iria por este pais….

TAÇA DE PORTUGAL

Fomos eliminados na lotaria dos penalties. Fomos melhores no jogo jogado, mas faltou-nos mais acerto na hora da finalização (nas poucas oportunidades que o jogo teve). Venha o campeonato, e antes dele, na quarta contra os ucranianos que acabemos (não acredito que demos 8) a nossa participação na UEFA com uma vitoria.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

ECONOMIA

Salvo erro, quarta á noite estava a ver a SIC Noticias, e no programa de Economia, penso que se chama Negócios da Semana (para quem não sabe, o apresentador, José Gomes Ferreira, é natural da Serra de Tomar, o pai, que conheço, é natural de lá), o entrevistado foi Medina Carreira. O homem pode ser meio desbocado a falar, mas o que ele diz é a pura realidade.
Dei comigo a pensar em tempos ainda recentes da faculdade, os meus profs das cadeiras económicas “batiam” nele forte e feio, que tinha uma visão desajusta e por vezes exagerada da realidade, mas o que é verdade é que o que ele diz, pode ser “violento”, mas é a pura das realidades.

COMUNICAÇÃO SOCIAL

Já sabíamos que alguma comunicação social andava a levar este governo ao colo…agora não esperava que a TV Publica (talvez fosse melhor chamar TV do Governo) fizesse tudo à descarada. Então já se combinam as perguntas? Até onde irá esta pouca vergonha?
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=9045DF8A-F8E0-4C1B-85D7-473FF1732233&channelid=00000090-0000-0000-0000-000000000090

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

COMO É TRISTE A CIDADE DE ABRANTES

Do pouco que saí de casa, deu para ir até à cidade. Ainda tinha a esperança que a Abrantes tivesse um pouco diferente. Mas não. Continua uma cidade fria, cinzenta, feia…
Um domingo à tarde, e sem chuva, lojas abertas, mas pessoas nem vê-las. Contavam-se pelos dedos as que andavam pela rua a passear, ou a ver lojas (as poucas que por lá existem).
Onde andariam as pessoas? Shopings de Torres Novas, o que se mais ouvia.
Uma cidade que se quer afirmar ao nível regional, tem ainda muito para evoluir e para crescer.
Como é que querem segurar os jovens?
Culpados? Não é muito difícil de adivinhar.
É assim uma triste realidade de uma cidade chamada Abrantes.

RESCALDO FIM-DE-SEMANA

O mau tempo pouco ou nada deu para sair de casa.
Mas foi bom voltar à minha santa terrinha. Deu para matar saudades.

JÁ TINHA SAUDADES....

De estar em casa a ver um jogo do Benfica pela TV e do café ouvir gritos do pessoal da aldeia afecta ao Benfica (diga-se para aí 85% da Carreira do Mato é Benfiquista).

REGRESSO A GUIMARÃES

Cheio de trabalho...até à ponta dos cabelos...

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

FIM DE SEMANA...

será em Carreira do Mato. Amanhã de manhã faço-me à estrada para o regresso à minha terrinha para um fim-de-semana prolongado.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

APITOS

Mas será que só existem árbitros da Associação Futebol do Porto? Então vejamos o próximo sorteio da Liga:
E. Amadora – Sporting (3º), Paulo Costa (A. F. Porto)
Nacional (6º) – Belenenses, Rui Costa (A. F. Porto)
V. Setúbal – FC Porto (5º), Jorge Sousa (A. F. Porto)
Marítimo (4º) – Benfica (2º), Artur Soares Dias (A. F. Porto)

Curioso, não?
Depois de um jogo apitado por um árbitro do Porto (que conseguiu criar uma nova lei, a “lei da desvantagem”), por truque de magia, eis mais um arbitro do Porto (e que arbitro) que vai apitar um jogo do Benfica. E como não queriam dar muito nas vistas (é claro que estou a ser irónico), os seis primeiros classificados da liga vão ser arbitrados por árbitros da Associação Futebol do Porto…e por incrível que pareça todos eles sócios e com lugar anual no Estádio das Antas (talvez também com lugar anual no Calor da Noite) …
Siga a palhaçada.

NOVA TÉCNICA PARA CUMPRIR PRAZOS

Querem aeroportos, TGVs, ou outra obra qualquer pronta a tempo e a horas?
Ponham olhos nestes trabalhadores do Mali. Isto sim é que é um verdadeiro choque tecnológico….

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

MELHOR DO MUNDO

Pelo que fez a época passada, pelos golos, pelos títulos e troféus conquistados, o premio de melhor jogador de 2008 para Cristiano Ronaldo é merecido e justo. Mas falar de melhor do mundo é muito relativo para um premio destes. Quanto a mim, o melhor jogador do mundo é sem sombra de dúvidas Kaka, seguido de Messi e depois é que vem o Ronaldo.

LEIS

Depois de todos conhecermos a lei da vantagem no futebol, ontem ficamos a conhecer a lei da desvantagem…
Prefaciando Paulo Bento, marcamos três golos, mas só dois contaram.

NEVE

Em Guimarães também nevou.
A Penha ficou coberta de neve de Sábado para Domingo.
E esta manhã deve ter sido a manhã mais fria dos últimos tempos. Que gelo. Tudo branquinho.




BICLETAS E FRANGOS

Aquela bicicleta e o consequente frango estão a custar a passar…mais que a goleada na Grécia.