quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

FREEPORT





Depois destas capas, e de todas as noticias que hoje saíram sobre o caso Freeport, que inauguração ou festarola tem Sócrates prevista para hoje?
Deixando um pouco de lado o humor, já nos bastava estarmos a passar por uma crise económica, que nem tão cedo irá passar, e todos os escândalos no sector financeiro, agora este caso para animar a malta. E não é um caso qualquer. É tão, somente o nosso Primeiro-Ministro estar a ser acusado de corrupção. É muito grave isto tudo. Como se costuma dizer, até prova em contrário todos são inocentes. Mas, como também se diz, onde há fumo há fogo.
Não me venham, é dizer que isto é vingança política, aproveitamento político, ou o que quiserem chamar.
As provas apontam todas para Sócrates, e ser já suspeito de corrupção já não é lá muito agradável. Até os seus familiares já o conseguiram entalar.
Este caso é tudo menos claro. Já deu para perceber, que tudo correu muito depressa, passando-se por cima de leis, e sei lá mais o quê…
Só peço que levem este caso, e todos os outros mais mediáticos, até ao fim, doa a quem doer, e pune-se quem se tenha que punir.
Para terminar, à primeira todos caem, à segunda só cai quem for burro. Sócrates j`amais!!!

O RELATÓRIO QUE ERA...E AGORA NÃO É!!!

Pode parecer confuso o título, mas para Sócrates não o é.
No inicio da semana fez-se uma “festa” com muito show off à mistura, com o intuito de se vender um relatório da OCDE sobre a educação, e suas politicas tomadas. Esse relatório na altura da OCDE, era só elogios para a ministra da educação, elogiando as suas políticas. Chamou-se tudo o que era comunicação social, ela transmitiu a festarola nos noticiários e o povo “comeu” tudo aquilo.
Porém, como é fácil apanhar um mentiroso, hoje ficamos a saber que afinal aquele relatório é tudo menos que um relatório da OCDE, e não passa mais do que um mero documento pedido a duas pessoas para elogiarem a ministra. Isto é do mais vergonhoso que pode haver na política, mas com este Primeiro-Ministro já nada me espanta.
Fez-se uma festarola, com o dinheiro dos contribuintes, para nada. E fazendo um pouco de humor negro, ou talvez não, só aceito, que esta festarola tenha existido, se foi paga com as luvas recebidas.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

MIGUEL SOUSA TAVARES

Esta personagem da nossa praça pública, que se diz autor (nunca li um livro dele) e comentador (não oiço qualquer comentário desta pessoa) e também advogado (se alguma vez precisasse de um advogado seria a minha ultima escolha), tem hoje, num jornal uma crónica, bem devera cómica. Qual filme de comedia, qual quê, a sua crónica de hoje bate qualquer filme de comedia.
Passo a transcrever algumas partes:
“Dizem que o golo inaugural do FC Porto tem origem num off-side: é verdade, sim senhor. Mas este off-side não teve nada a ver com o que deu a vitória ao Benfica contra o mesmo Braga: primeiro porque, neste, quem estava em off-side foi o jogador que assistiu e não o jogador que marcou; segundo, porque este só se detectou com a repetição em câmara lenta, e o outro viu-se a olho nu desde o início da jogada.”
“Mas têm razão neste ponto, embora, em contrapartida, se «esqueçam» de referir o golo anulado a Tomás Costa, por alegado off-side, quando havia três jogadores do Braga entre ele e a baliza. Seria o 0-3, ainda antes do intervalo, o que tornaria absolutamente inútil a discussão sobre os penalties da segunda parte.”

Poderia continuar a por mais partes deste intelectual, mas não quero provocar demasiados ataques de riso a quem ler este texto.
Eu só pergunto, como é que alguém que é advogado, autor (plagio dá frutos, segundo dizem) e comentador, consegue ser tão ridículo (teria outro nome)? Mas que credibilidade tem este senhor?

AUSENTE

Sem muito tempo para vir cá.
Desde a minha ultima vinda cá, ocorreram alguns acontecimentos importantes.
A nível concelhio, fiquei a saber que o actual Presidente de Câmara Nelson Carvalho, decidiu não se recandidatar. Para mim foi uma grande surpresa. Será o maior partido da oposição capaz de tirar proveito deste facto? E ao fim de 16/20 anos (não tenho já a certeza dos anos que estava no poder), será que ira haver mudança de cor politica em Abrantes? Penso que será difícil, mas não impossível.
A nível nacional, fomos brindados pelo caso Freeport, e em que um dos visados é o Primeiro-Ministro.
Nem vou falar muito deste caso, mas muitas coisas estranhas e muitos favores por trás das costas houve neste caso. Mas será este caso, capaz de beliscar a imagem do actual Primeiro-Ministro? Aguardemos pelos próximos episódios deste caso.
Quanto ao meu Benfica, o choradinho de duas semanas que andou pela comunicação social, parece que deu frutos. Em Belém, e para não variar neste campeonato, fomos roubadissímos. Até um dirigente (Jorge Coroado) do Belém corrobora desta opinião.
Mas como o serviço ainda não estava todo feito, nada como acabar a jornada em beleza. Mais um roubo em Braga.
Mas o mais interessante disto, foi ver o treinador do Braga ter uma atitude completamente diferente em duas situações idênticas. Há duas semanas atrás “berrava” a alta voz que foi roubado, que tinha sido a pior arbitragem nos últimos 20 anos, etc, mas por incrível que pareça, passado duas semanas, foi ainda mais roubado e o qual foi a sua postura? Uma calma a todos os níveis, esplêndida, e uma abordagem ao comentário ao jogo deveras intrigante, ou talvez não, referindo-se mais aos pormenores do jogo e falando dos lances polémicos com uma calma que não lembra a ninguém. Terá Jesus já assinado com o Porto para a próxima época?

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

MUNDIAL 2018...

Não, obrigado.

CONVERSA ENTRE SOCRATES E MARIANO GAGO

Assunto: Magalhães

-Tou??? Mariano Gago? É o Zé Sócrates. Oh, pá, ajuda-me aqui, porque o meu curso de informática foi tirado na Independente e o professor faltava muito. Estou a experimentar um destes novos computadores dos putos, o Magalhães, mas não consigo entrar na Internet! Estará fechada?

- Desculpa?....

- Aquilo fecha a que horas?

- Zé, meteste a Password?

- Sim! Quer dizer, copiei a da Maria de Lurdes.

- E não entra?

- Não, pá!

- Hmmm....deixa-me ver... qual é a Password dela?

- Cinco estrelinhas...

- Oh, Zé!....Bom, deixa lá agora isso, depois eu explico-te. E o resto, funciona?

- Também não consigo imprimir, pá! O computador diz: 'Cannot find printer'! Não percebo, pá, já levantei a impressora, pu-la mesmo em frente ao Monitor e o gajo sempre com a porra da mensagem, que não consegue encontrá-la, pá!

- Vamos tentar isto: desliga e torna a ligar e dá novamente ordem de impressão.

Sócrates desliga o telefone. Passados alguns minutos torna a ligar.

- Mariano, já posso dar a ordem de impressão?

- Olha lá, porque é que desligaste o telefone?

- Eh, pá! Foste tu que disseste, estás doido ou quê?

- Dá lá a ordem de impressão, a ver se desta vez resulta.

- Dou a ordem por escrito? É um despacho normal?

- Oh, Zé... Foooooodasss... Eh, pá! esquece.... Vamos fazer assim: clica no 'Start' e depois...

- Mais devagar, mais devagar, pá! Não sou o Bill Gates...

- Se calhar o melhor ainda é eu passar por aí... Olha lá, e já tentaste enviar um mail?

- Eu bem queria, pá! Mas tens de me ensinar a fazer aquele circulozinho em volta do 'a'.

- O circulozinho...pois.... Bom... vamos voltar a tentar aquilo da impressora. Faz assim: começas por fechar todas as janelas, Ok?

- Espera aí...

- Zé?...estás aí?

- Pronto, já fechei as janelas. Queres que corra os cortinados também?

- Fooodasss Zé.... Senta-te, OK? Estás a ver aquela cruzinha em cima, no lado direito?

- Não tenho cá cruzes no Gabinete, pá!...

- óóóóóóóóóóóóólha para a porra do monitor e vê se me consegues ao menos dizer isto: o que é que diz na parte debaixo do écran?

- Samsung.

- Eh, pá! Vai pró....ca

- Mariano?... Mariano?... 'Tá lá?... poooorrrrraaaa o que é que lhe deu?... Desligou....

PREVISÕES

Em qual delas se devemos fiar? Eu vou pelas da Comissão Europeia.
E até Março o governo irá fazer mais umas alterações às suas previsões. Eles chamam-lhe orçamento suplementar, mas aquilo não é mais do que um orçamento extraordinário. E não vamos ficar por aí. 2009 vai ser muito mais negro do que o Governo anda a “pintar” a todos os portugueses. Só acredita quem quer neste Governo. E só cai quem quer. E agora, as prioridades vão ser os casamentos homossexuais e a regionalização. E o povo aflito com as suas poupanças e emprego que se lixe.

"A HORA DA MUDANÇA"

Mas que raio de slogan para um partido que está no poder…Mudança do quê? Será que querem mudar o actual governo e as suas paupérrimas medidas políticas? Mas eles são o actual Governo…
Normalmente esta palavra é usada pelas oposições, quando pedem que se mude um governo, uma politica…agora por alguém que governa e com maioria absoluta é no mínimo deveras estranho.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

BENFICA

Ainda a recuperar da longa noite de ontem de trabalho (só terminou já bem de madrugada), nem vi o anúncio, já esperado, como melhor do mundo a Cristiano Ronaldo. Pela época que fez e pelos títulos conquistados é merecido. Mas continuo a dizer, que o melhor do mundo são Messi e Kaka.
No domingo o Benfica jogou, ganhou com um golo irregular e muita polémica. Será que só existe polémica quando o Benfica ganhou com um golo irregular?
Os bracarenses (e todos aqueles que no domingo eram bracarenses) falam em mais 2 penalties, de facto houve mais dois penalties não assinalados. Um que todos falam (lance do Luisão), e outro, que por “esquecimento” não é referido, o agarrão do Frechaut ao Suazo (este claro não é falado porque é a favor do Benfica). Por outro lado, a melhor oportunidade do Braga na 2ºparte (Renteria isolado) nasceu de uma falta do João Pereira sobre o Reyes, claro que mais uma vez foi esquecimento de todos os que abriram a boca para falar em roubo do século. Até já veio a publico um dirigente do Sporting dizer que “este fim-de-semana não os deixaram ficar em 1ºlugar”…Coitado, anda a comer muito queijo, só para avivar a memoria a esse tal Rogério Alves, recordo-lhe o jogo em Braga, ainda no inicio do campeonato (claro já foi á muito tempo). Recorda-se?
Ao presidente do Braga, compreendo as suas críticas, o clube do seu coração tinha acabado de perder a liderança.

P.S. quando vi a capa de ontem do Record, e vinha lá a seguinte afirmação do Jesualdo Ferreira “existem equipas a ser prejudicadas”, e logo a seguir vejo o resumo do jogo (não tinha visto o jogo) e vejo o seguinte lance
compreendi as palavras dele. Disto ninguém fala (atenção aquilo não é sangue, é um genérico de sangue) se fosse um jogador chamado de Binya (ou tivesse uma camisola vermelha vestida), bem nem queria ver o que iria na imprensa. Curioso, foi também um comentário do jornalista da RTP(orto) ao resumo do jogo e este lance (“Bruno Alves não conseguiu evitar o choque”). Fico aguardar o sumaríssimo, ou será que os sumaríssimos só foram feitos para jogadores do Benfica?

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

DE RASTOS

Hoje vai ser até as tantas a trabalhar…encerramento das contas do ano assim obriga! E jantar nada…

CASINO

Não quer pagar porque alega falha técnica no sistema.
Então, e eu pergunto, e quando a maquina não dá premio, será que o apostador pode reclamar por falha técnica?
Ou será preciso uma intervenção do estado no casino para financiar o pagamento dos prémios?
É pagar e mais nada.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

TAÇA DA LIGA

É uma competição que não me aquece nem me arrefece. Nem segui o jogo de ontem com a atenção que normalmente sigo o Benfica, mas jogar contra o clube da cidade onde moro, e ganhar, sabe sempre bem. Assim já deu para mandar umas boquitas aos adeptos vitorianos aqui no trabalho. Domingo contra o Braga, espero ver a mesma (até, um pouco mais) entrega e garra dentro de campo, e que garantam os 3 pontos (assim poderei meter-me com os bracarenses aqui do trabalho).

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O MELHOR PROGRAMA DE HUMOR DA ACTUALIDADE

Contemporâneos na RTP1 aos domingos à noite. Grandes actores (Nuno Lopes em grande) e episódios fantásticos. Uma boa forma de começar a semana bem disposto (isto se o Benfica não perder).

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PALAVRA AMIZADE

E isto passou-se com o grupo de forcados de Vila Franca de Xira

FRIO

Parece que esta noite (já se faz sentir algum lá fora) e amanhã vai estar um frio daqueles de rachar o dente, que só apetece estar em casa deitado no sofá e bem agasalhado. Para quem anda com gripe (e não é que fui um dos atingidos) agasalhem-se muito bem. Com tantas temperaturas negativas que se fala para esta noite e próximos dias, será que vai nevar em pontos do país que raramente vêm neve?

ENTREVISTA DO PM

Sou um dos muitos milhões de portugueses que não viram a entrevista do nosso Primeiro-Ministro (PM), mas não foi porque tenha preferido ver a novela da TVI (como parece que foi a escolha de grande parte dos portugueses, sendo dados da Marktest), mas sim por motivos profissionais.
Contundo, mal cheguei a casa, a SIC Noticias com os 4 comentadores habituais estava a fazer o rescaldo do debate, e logo aí fiquei com a ideia que a entrevista não tinha corrido tão bem, como em anteriores idênticas, claro que, tirando um dos comentadores residentes, que nunca consegue esconder a sua costela rosa.
Mudei para a RTP, e estava a dar os Prós e Contras, cujo tema era sobre o ano de 2009. O que vi na 1ªparte foi tudo menos um olhar sobre 2009. Por um lado um ministro da presidência a destilar ódio por comentadores e oposição e a vender a sua propaganda, da oposição mais do mesmo, nada de construtivo. Talvez o melhor ainda tenha sido o Rui Rio, porque foi o que falou menos. Sobre o tema nada. Aquele programa quando estão como convidados oposição e governo perde o interesse que desperta todas as segundas, a quem gosta de assistir aquele programa.
Como fiquei curioso sobre o que o nosso PM tinha dito na entrevista, esperei pelos noticiários da meia-noite. Para meu espanto, os noticiários da SIC Noticias como da RTPN abrem com o destaque da entrevista, mas pensava eu que a notícia a dar fosse algo de relevante (alguma novidade) sobre a situação financeira que vivemos por estas alturas, mas como disse acima, para meu espanto, os noticiários de ambos os canais abrem dizendo sobre a entrevista que o PM admite as eleições juntamente com as Europeias., e só depois é que falam dos outros assuntos mas com menos destaque. Se daquela entrevista os canais acham que antecipar as eleições é o mais importante, então coitados de todos nós em 2009. Um PM a governar para a reeleição, cheio de medo com as possíveis datas das eleições, concluo que assim, o Santana Lopes tinha razão à alguns tempos atrás quando disse o que disse sobre antecipação de eleições.
Finalmente, o PM admitiu que iria haver recessão, à coisa de 1 mês dizia o contrário. Medidas para a combater é que nada, como disse um dos comentadores na SICN, Sócrates é um exímio propagandista, mas de banha da cobra.
Sintomático de como aquela entrevista deve ter corrido tão mal ao PM, foi o desabafo do jornalista Ricardo Costa, dizendo que teriam que avançar, caso contrário ficariam ali a “falar de ventoinhas até à meia-noite”.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

DESILUSÃO

Perdi completamente a paciência para com este treinador. Ao fim de 6 meses, e só mesmo ele é que ainda não deve ter visto que o meio campo é o “buraco” da equipa. Porque não por Katsouranis e Ruben Amorim ao meio?
Como é possível em 6 meses serem tão intermitentes? São capazes do melhor e do pior…
Fazer do possível organizador de jogo, avançado, bem já se viu que o Aimar onde está a jogar não rende. Ele é nº10 e não avançado.
Mas relativamente a ontem, perder contra uma equipa que pouco ou nada joga é maus de mais, mais ainda mais grave, é não mostrar vontade para o jogo e oportunidades nem vê-las…
Epá, acho que o pessoal com quem jogo, dava mais luta e se esforçaria muito mais. mas quem é o Trofense????
O único aspecto positivo daquele jogo foi o incasável apoio dos adeptos (ainda bem que não fui à Trofa, e quarta nem ponho os pés aqui em Guimarães para a Taça da Liga).
Agora que estamos em altura de transferências, e apesar de já terem dito que não vai entrar alguém, eu acho que era crucial (eram precisos mais uns, mas o que temos chega) um médio defensivo, o denominado trinco, pois falta naquele meio campo um jogador à Petit, de forma a libertar o Katsouranis para tarefas mais ofensivas, onde ele é importante e muitas vezes consegue resolver jogos.
O calendário que se avizinha não é nada animador (Guimarães e depois Braga), mas eu acredito (pelo menos assim espero) que já na quarta os jogadores saibam dar a volta a esta serie de maus resultados.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

MENSAGEM DE ANO NOVO

Foi negativa, mas directa e realista.
Que os políticos em ano de eleições saibam olhar mais pelo país, do que para a sua (re)eleição.

DIA DE TRABALHO

Sim, devo ser para ai dos 5% (se tanto) de portugueses que hoje vieram trabalhar. Experiencia a não repetir.

QUILOS A MAIS

Natal, Ano Novo e pelo meio um aniversario, já sem contar com algumas noites mal (pouco) dormidas…o resultado só pode ser mesmo uns quilitos a mais. Está na hora de começar a esforçar-se para perder os quilitos a mais.