«A repetência, ou o chumbo, é o elemento mais facilitista do sistema educativo» porque quem repete, «no ano seguinte não aprende», pelo contrário, «desaprende».
Já vi ministros por muitos menos a serem demitidos.
Sr.ª Ministra se acha isso, então para quê irem à escola?
Se um aluno merece ser chumbado, seguindo a lógica da ministra, não o deve, devendo o professor facilitar-lhe a passagem de ano. Isto para a média europeia era do melhor, passaríamos de um dos países mais analfabetos da Europa, para um dos mais espertos da Europa.
Sr.ª Ministra, faça o favor de não abrir muitas vezes a boca, pois quando fala não diz muita coisa de jeito.
Mal vai o sistema educacional quando uma ministra pensa isto.
O que vão pensar neste ultimo período (e anos seguintes) os professores quando tiverem que fazer as avaliações?
Olhe Sr.ª Ministra agradeço, e muito o facto de ter chumbado um ano, ainda na primaria (ainda que as razões não tivessem a ver com saber ou não), pois serviu-me de lição e fez-me abrir os olhos para o resto da vida de estudante.
Seguindo as ideias da ministra, começo a imaginar um aluno no secundário que tenha chumbado um ano, e no ano seguinte as notas estejam a ser iguais, e no final da avaliação os professores pegando no que a ministra disse, serem “obrigados” a passar esse aluno, só porque se chumbasse mais esse ano ele iria desaprender, sentir-se desmotivado com a escola, etc.
E o papel dos papeis Sr.ª Ministra?
Não serão eles os principais responsáveis do sucesso/insucesso dos seus filhos?
Não serão eles que devem chamar atenção dos seus filhos para se esforçarem um pouco na escola?
Não serão os pais que devem tomar medidas “punitivas” sobre os seus filhos quando estes estão a ter resultados negativos na escola? Lembro-me por exemplo, de em vez de lhes darem Playstations, os castigarem com qualquer tipo de castigo que os faça ver, que talvez o melhor é esforçarem-se na escola para tirarem resultados positivos.
Sr.ª Ministra não acha que está na altura de passar a pasta a quem perceba mesmo do assunto?
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