segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ORÇAMENTO!

É a palavra mais ouvida nos últimos tempos.
E a indefinição que rodeia este orçamento, ainda mais contribui para a nossa desgraça.
Os políticos deste pais que se entendem, e deixem de olhar mais para os seus umbigos.
O pais já percebeu que este governo, perdeu por completo o fio à meada, e não sabe a quantas anda.
Estamos a 3 meses do fim do ano, e ainda não sabemos o verdadeiro buraco das nossas contas públicas, em que as mesmas, só com medidas extraordinários serão cumpridas os objectivos propostos para o défice deste ano.
Para o ano, o que virá? Mais do mesmo, mais impostos, mais impostos, mais idas ao bolso do contribuinte…e o monstro da despesa a continuar a crescer, sem qualquer controle por parte do estado.
Ainda estará para nascer um governo que tenha tomates, e decida mexer na despesa do estado. Será com a entrada do FMI?
Ainda esta semana, para meu espanto, o ministro das finanças em plena Assembleia pedia à oposição, medidas para reduzir a despesa. Bem, se ele não sabe, o que lá está a fazer?
Claro, aumentar o IVA para 23% é o mais fácil, e não dá tantas dores de cabeça. Mas está muito enganado se for avante com tal medida. Irá originar um maior aumento do desemprego, só a 1ª consequência que me ocorre. Qual o investidor estrangeiro, que quer, ou continuar a investir neste pais, em que o Governo que passa a vida a ir ao bolso do povo, para se sustentar?
Mas, termino com algumas sugestões ao nosso ministro para reduzir a despesa:
- Redução dos salários, por muito que custe a muita gente, por exemplo, porque não reduzir todos os salários acima de 2000€ em cerca de 5%?
- Impor um tecto nas milionárias reformas
- Extinção de centenas de fundações, institutos, etc…aqui, ainda estou para perceber, porque foi criada á pouco tempo uma fundação José Saramago, no qual o estado já enterrou cerca de 5Milhoes, quando a senhora Pilar dantes dizia Portugal J`amais, mas agora já está a viver neste belo pais, e a presidir à fundação…será porque o estado espanhol lhe caiu em cima por causa de impostos?
E muito mais onde é possível reduzir milhões e milhões. É fácil Sr. ministro, é preciso é coragem.
E já não vou entrar no assunto de quando o BCE fechar a torneira aos nossos bancos, estou para ver o que irá acontecer.
Medo...muito medo. Onde irá parar este pais?

Sem comentários: