sábado, 3 de maio de 2008

E O BURRO É O POVO

Ano 2013, ano de eleições legislativas, ano de novo Governo e porventura de mudança de cor.
Ano de 2008, o Governo do visionário Sócrates, remete para o ano de 2013 o começo do pagamento às Estradas de Portugal das novas Subconcessões Rodoviárias.
O valor ainda permanece no segredo dos deuses, mas estaremos a falar de alguns largos milhões de euros anuais.
Juntando a isto, mais os valores da Saúde, do novo aeroporto, da terceira travessia do Tejo, os novos hospitais já anunciados e o TGV, a factura anual do estado a pagar subirá ainda mais. E isto tudo só para 2013/2014.
O Sr. Sócrates lava as mãos ate lá, continua a maquilhar as contas publicas como quer e bem lhe apetece, e quando chegar essa altura, já não estará lá para se chatear, ou melhor, estará do outro lado da barricada, talvez a trabalhar nalgumas dessas empresas privadas que depois irão receber essas benesses.
E o povo lá vai continuar todo sorridente, com umas contas publicas extraordinárias (pode ser que o próximo ano traga muitos dissabores ao Sr. Sócrates) e o Sr. Sócrates com toda esta maquilhagem das contas lá consiga mais uma vitória em 2009.
Tenha atenção Sr. Sócrates aos últimos sinais vindos de Bruxelas e do Banco de Portugal, talvez a medida precipitada de descer o IVA (para encher os olhos do povo) lhe saia furada. A receita fiscal no 1ªtrimestre desceu, e com a descida do IVA a partir do 2ºsemestre mais ainda vai descer.
O que vai aumentar para evitar esta redução da receita?
Será ainda mais nos combustíveis?
Poderei me enganar, mas o ano de 2009 vai ser muito complicado para si, a Economia esta a dar sinais de verdadeira preocupação, o Sr. parece ser dos poucos que ainda não viu isso, e o seu objectivo de em 2009 descer mais 1% no IVA talvez não possa ser concretizada.
O povo anda anestesiado com o pais cor-de-rosa que o Sr. anda a apregoar, a fraca oposição também a isso permite, mas tenha cuidado, se o PSD acordar, e sair do abismo que se encontra, e se a Economia continuar a afundar-se como se perspectiva, a sua vitoria dada com adquirida, pode-se transformar numa grande derrota.
O povo pode ser burro, e comer tudo o que o Sr. tem andando a pregar, mas olhe que se o povo acordar desta ilusão e deste sonho cor-de-rosa, pode-lhe sair muito caro Sr. Sócrates.

Sem comentários: