segunda-feira, 26 de abril de 2010

SCUTS

Completamente a favor da introdução de portagens em todas as auto estradas inventadas com este modelo de gestão por um governo que não sabia governar, só desgovernar, e quando se apercebeu no pântano em que estava metido abandonou o barco. Totalmente a favor do princípio utilizador/pagador. Esta história das SCUTS foi mais uma história mal inventada por um governo da altura que dava tudo e não olhava ao rombo que estava a dar aos cofres do estado.
Curioso, ou talvez não, são os mesmos que criticaram um Governo que prometeu introduzir esta medida em meados de 2003/20, agora vieram introduzir esta medida.
E penso que deveriam ser todas as auto estradas, não só as do Norte, que estão neste modelo de SCUTS, incluindo a “minha”, a A23. E não venham com a história do Interior que ficaria a perder. Se os governos quisessem desenvolver o Interior já o teriam feito à muito, e não era portagens ou não portagens num auto-estrada.
Mas esta historia das SCUTS leva-me a recuar uns anitos, aos tempos da universidade, em que tive um professor que dava duas cadeiras, Macroeconomia e Economia e Finanças Publicas, e nesta ultima, quando chegamos à matéria dos benefícios/prejuízos do principio do utilizador/pagador ele deu como exemplo as SCUTS, onde inclusive ele defendia a introdução de portagens, mas para espanto meu, passado uns meses ao folhear as paginas do Diário Económico e ao ler uma noticia sobre um estudo encomendado pelo Governo (pelo Ministro da altura, Joao Cravinho) sobre as vantagens das SCUTS, eis que fiquei de boca aberta quando leio o nome das pessoas que fizeram esse estudo, e não é que uma dessas pessoas não era o meu professor que tanto defendia a introdução das portagens nas SCUTS. Como não poderia deixar de ser, numa aula seguinte fiz-lhe a questão do porquê de ter mudado de opinião, ao que ele respondeu, é o princípio do ultilizador/pagador a funcionar, ou seja, quem encomenda um estudo a alguém é para defender o que se quer, só tem é que ser bem pago.
E fiquei esclarecido. Se me pagassem e bem, até eu falaria bem das vantagens das SCUTS.

Sem comentários: