segunda-feira, 16 de junho de 2008

JOÃO (DES)LEAL

Enquanto que na Roménia a Federação local puniu, em poucos meses, o Steaua Bucareste por corrupção, em Portugal a FPF não conseguiu em 4 anos punir o F. C. Porto por corrupção, e até adiou a sua decisão para beneficiar o clube em termos europeus.

Este senhor prestou um mau exemplo ao futebol português.
Mentiu na UEFA com todos os dentes que tem na boca.
A sequência dos acontecimentos deste caso são muito simples (claro que para os elementos da FPF e Liga não), o Porto (e o seu Presidente) foi condenado como é do conhecimento de todos.
Após esta sentença, o Porto emitiu um comunicado, em português e de fácil leitura para todos, em que dizia o seguinte:

O Porto clube tinha três dias para recorrer, mas como é fácil de perceber no comunicado, decidiu não o fazer. Só recorrendo o seu presidente a titulo pessoal.
A UEFA sabendo destas noticias que por cá corriam, pediu informações à FPF, a qual num comunicado em Inglês, mas perceptível por todos, e inclusive assinado por este Sr. João (Des)Leal, informou a UEFA de todos os acontecimentos e desenvolvimentos que estavam a decorrer do caso.
Eis o comunicado da FPF para a UEFA a explicar tudo o que se passava por cá: http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/Comunicados/DIVERSOS/RespostaFPF.pdf
Após este comunicado esclarecedor, resumidamente dizendo que o Porto tinha sido condenado e do qual não recorreu, logo aceitando o castigo, e deixando passar o prazo para recorrer, a UEFA castigou o Porto.
Nesse mesmo dia Pinto da Costa, e após se saber o castigo da UEFA foi até ao canal oficial do FCP (aquele que ainda à poucos anos era corrido das Antas a soco e pontapés), e com a sua posse presidencial garantiu que estava inocente, que os culpados iriam pagar por todo o mal que fizeram ao Porto, atirando-se única e exclusivamente ao “amigo” João (Des) Leal. Ainda nessa entrevista que todo o país teve oportunidade de ver, garantiu que o Porto recorria desta decisão se a perda de pontos envolvesse a perde do campeonato, como isso não acontecia, não recorreram pois o caso poderia arrastar-se e o Porto poderia começar a próxima época com menos 6 pontos. Mais claro que isto foi impossível. Qualquer pessoa, até mesmo analfabeta percebeu a mensagem de Pinto da Costa.
Porém os dias seguintes foram do mais vergonhoso que pode existir(muito esquecimento, e falta de meória por parte do Sr. João (Des)Leal), indo ao ponto da FPF enviar um novo fax para a UEFA dizendo que o recurso do individuo Pinto de Costa poderia servir para o recurso do Porto.
O incompetente Madaíl, veio logo a terreno defender quem os pôs no lugar.
Os acontecimentos seguintes já todos conhecem, culminado hoje com um comunicado da UEFA atribuindo ao Porto a participação na Liga dos Campeões, pois este caso não iria ser analisado pelo Conselho de Justiça (CJ) da FPF antes da competição em causa começar.
Para os mais distraídos, o CJ da FPF é composto por 6 elementos, e fiquem a saber a cor futebolística dos seus elementos: 4 portistas, 1 benfiquista e 1 sportinguista. É fácil de ver qual a decisão que vai sair dali.
Outro motivo evocado pela UEFA era o de se estar a condenar um clube que poderia estar inocente, e assim a UEFA e a FPF evitavam uma indemnização ao FCP. Então eu agora pergunto a estes senhores, e quem vai pagar a indemnização ao Guimarães se o FCP for condenado? Se o FCP for condenado só para o ano é que vai cumprir o castigo, e como não estou a ver o Guimarães as fazer tão cedo um campeonato como este ultimo, logo para o ano não vai à Champions, e se o FCP fosse este ano condenado o Guimarães teria entrada directa e pelo menos 6/7 milhões de euros teria garantidos. Quem vai depois pagar isto ao Guimarães caso o FCP seja condenado.
E pergunto ainda, o que tem feito o Governo? Então onde anda o Secretario do Desporto? Então num caso de doping levou o caso até às ultimas consequências, estando na frente da batalha, e agora neste caso que tem feito? Nem a boca ainda abriu. Porque será? Também já levou com frutinha e chocolate.
Não estará na hora de ser retirado à FPF o estatuto de utilidade pública? Uma instituição que pactua com corrupção não merece estas benesses.
Este país está bom é para os criminosos e corruptos.
E deixo aqui um conselho ao meu presidente: Esqueça isso de contratar jogadores e comprar treinadores de top, gaste mas é por cada jornada uns valentes milhares de euros nos árbitros que o título está garantido.
A PODRIDÃO DO FUTEBOL PORTUGUÊS EM TODO O SEU ESPLENDOR!!!VIVA A CORRUPÇÃO...

P.S. esta foi a factura que hoje chegou à torre das antas pelos serviços cobrados pelo Sr. João (Des)Leal e Madail nos ultimos dias, para a Porto SAD pagar.

Sem comentários: