segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O MESMO FILME NEGRO DE TODOS OS VERÕES

Todos os anos, o filme repete-se.
Ontem, ao ver os telejornais a reportagem sobre os incêndios, e nomeadamente a declaração do vice-presidente da câmara de São Pedro do Sul, veio-me à memória o ano de 2005 e o grande incêndio que andou pela minha terra e arredores. Veio-me, porque aquelas declarações fizeram-me recordar os momentos de aflição que todos passamos, e quando era solicitado ajuda aos bombeiros, a sua resposta era imediata e sempre a mesma: “Só vamos com ordem do nosso comandante”. Eles diziam, que não podiam ir, pois não conheciam o terreno, e somente avançavam com ordens do comandante. Este caso passou-se com uma corporação que ate era do distrito de Santarém. Se isto se passava com uma corporação do próprio distrito, imagine-se aquelas corporações de bombeiros que vinham de bem mais longe.
Ano após ano, apesar das promessas anuais dos nossos políticos, o cenário é sempre o mesmo. Depois desculpam-se com o muito calor. Em vez de submarinos, e talvez com um terço do que eles custaram, poder-se-ia melhorar e em muito a frota dos nossos bombeiros, e o reforço de meios aéreos.
E, o que vale a um proprietário manter as suas propriedades limpas, se os vizinhos do lado pouco se importam para o estado em que estão as suas?

Sem comentários: