sexta-feira, 28 de novembro de 2008

NICOLINAS

Começa amanhã, com o famoso Pinheiro, mais uma edição das Nicolinas aqui em Guimarães.
As Nicolinas são as Festas dos Estudantes do Secundário de Guimarães. E não é só estudantes do secundário que participam, Guimarães pára neste dia (neste caso noite), desde os 3 até ao mais idoso todos fazem questão de pegar na sua caixa/bombo e ir para a rua.
Não conheço a história destas festas, sendo que estas se realizam neste fim de mês e em Dezembro. São várias as actividades, desde o já falado pinheiro, passando pelas maçãzinhas, pelas roubalheiras, pelas danças de São Nicoulau, etc, mas para quem quiser informar-se mais sobre estas festas, aqui vai o site: http://www.nicolinas.pt .
Mas a actividade mais importante, pelo menos a mais conhecida realiza-se amanhã, que é o Pinheiro. E que é isto do Pinheiro?
É basicamente um desfile de caixas (como aqui se diz) ou bombos, em que qualquer pessoa pode participar desde que traga a sua caixa. Para terem uma ideia, alguns meses antes as pessoas começam a ensaiar. E nestes últimos dias, bem é um barulho ensurdecedor pela cidade, que não dá sossego a quem está em casa. E no fim do cortejo quatro bois transportam o famoso Pinheiro (e não é um qualquer Pinheiro, é grande como o caraças) que vai ser enterrado junto à Igreja de São Gualter, local onde termina o cortejo, isto já lá para perto das 4h da manhã.
O Pinheiro reúne milhares de pessoas, tanto participantes, com a sua caixa (não imaginam o barulho que se faz sentir nessa noite aqui em Guimarães), como pessoas que vêm assistir a este desfile. E por outro lado, este dia organizam-se jantares de grupos de amigos em que o prato é os famosos rojões com papas de Sarrabulho (dispenso).
Quanto a mim, limito-me a ver desde que estou por cá a morar. Mas este ano temo que não vou conseguir dormir quando o cortejo tiver a terminar, pois como mudei de casa o local de terminar o cortejo é perto de minha casa. Mas como é de sábado para domingo não há crise, ainda para mais com um fim-de-semana prolongado.
Desde já fica o convite feito (amanhã à noite em Guimarães), apesar do mau tempo que parece se vai verificar, a quem quiser vir assistir ou até participar

Sem comentários: