terça-feira, 13 de outubro de 2009

7 VOTOS

Foi esta a diferença que ditou o desfecho do resultado na minha freguesia (Aldeia do Mato) entre as duas listas concorrentes.
Para surpresa de muitos, ganhou o PS…inclusive em conversa que tive com um dos elementos da lista a poucos dias das eleições, nem ele acreditava na vitória da sua lista, e dava como garantida a vitória do PSD. Foi a grande surpresa no concelho de Abrantes. Salvo erro, ao fim de 20/24 anos, o PS volta a liderar a freguesia.
Como, alguns anos não venho acompanhando a vida diária da freguesia, não sei o que contribuiu para este inesperado resultado.
Acredito que devo ter havido algum desleixo da parte da lista do PSD, pensando que já estava ganho (alguns pseudo votantes no PSD ficaram em casa, convencidos na vitoria do PSD), e por outro lado, naquela lista do PSD nem todos os seus membros deram o seu voto à lista (isto é garantido).
Vamos ver o que esta nova Junta irá fazer. Mas fico a pensar, como irá uma junta ser governada quando os seus principais membros moram bem longe da freguesia. Será que iremos observar algum choque tecnológico na freguesia?
Quanto ao concelho (Abrantes) nada de novo, e sem surpresas o PS ganhou. O grande derrotado do concelho foi o PSD, que tinha tudo a ganhar nestas eleições, e no final ainda teve pior votação que nas ultimas eleições. Quando existia uma lista forte de independentes, que iria tirar votos ao PS, o que se assistiu foi que o PS perdeu alguns votos, mas essa lista de independentes também foi roubar muitos votos ao PSD.
Quanto ao concelho onde resido (Guimarães) e futuramente passarei a votar (assim o cartão único obriga), também não existiu nenhuma surpresa.


P.S. quanto ao meu sentido de voto, o voto é secreto. eehh..eehh

Sem comentários: