segunda-feira, 26 de outubro de 2009

COMBATER A CRISE

É esta a 1ªprioridade do novo Governo. Mal seria se não fosse.
Mas como irá este governo combater a crise? Quando estamos com um brutal endividamento, e este mesmo governo defende dois projectos megalómanos, que ainda vão originar mais endividamento. E em 2011, a UE já avisou que todos os estados membros terão que ter as suas contas públicas direitinhas (e aqui entra a divida publica). Sócrates, fugiu sempre a este assunto na campanha, mas agora terá que olhar melhor para a palavra endividamento.
E subir impostos (ainda mais) é completamente impossível.
No final de 2010 (mesmo antes) é que vamos ver o real estado da nossa economia. Quando os outros países estiverem a sair da crise, com a economia a crescer, nós por cá vamos continuar a assistir a tempos difíceis, e a ver de facto a real situação da nossa “pobre” economia. E com a UE à “perna” nessa altura, não gostaria de ser o Ministro das Finanças da altura.
Com uma taxa de desemprego a continuar a aumentar, e correspondente aumento dos subsídios de desemprego (só com uma economia a crescer acima dos 2% é possível começar a assistir-se a uma inflexão destes números negativos), um enorme endividamento…tempos ainda mais negros nós espera.
E a crise mundial não explica tudo, nem irá explicar tudo.

Sem comentários: