quarta-feira, 14 de outubro de 2009

VIAGENS

Quanto a passeios, eles já existiam em juntas anteriores.
Agora quanto ao comentário aqui deixado, não posso adiantar muito, pois estes últimos anos, e devido a razões profissionais, fiquei um bocado desligado da realidade da freguesia. E cada vez mais irei ficar desligado, pois nas próximas autárquicas já não votarei lá.
À 4 anos atrás, nas ultimas eleições autárquicas, estive na mesa de voto e pude comprovar o que foi dito por este comentário anónimo (porque não se identificam?). Ele era idoso acamado, era idoso que mal se conseguia mexer, ele era idoso que há anos não votava, que apareceu nessas eleições para votar acompanhado por pessoas de uma das listas. Eu que via isto, pensava para mim, bem isto vai ser uma votação histórica, vai dar goleada. Quando não foi o meu espanto, ao contar os votos, essa mesma lista foi derrotada nas urnas e sofreu uma derrota que nem ela pensava vir a sofrer. Dessa vez não deu resultado, mas e seguindo o comentário anónimo, desta vez deu resultado. Não critico estas jogadas, em eleições vale tudo. Jogam-se os trunfos que se acham necessários para ganhar a qualquer preço. Se a lista derrotada tem feito o mesmo, teria ganho sem grandes dificuldades (sei de 5/6 pessoas idosas que não votaram, e eram votos na lista derrotada). Como escrevi aqui ontem, a lista derrotada não fez todo o trabalho de casa, julgou que a eleição estava ganha. E quem pensa assim, por vezes lixa-se, e foi o que aconteceu.
Agora o que não compreendo (é o termo mais simpático que vou usar), é elementos que fazem parte de uma lista e no momento de votar, votam na outra lista. E descansem que não vou adiantar nome(s). Fica na consciência dessa(s) pessoa(s).

22 comentários:

Anónimo disse...

Olá, não me identifico porque estou a assumir uma posição polémica e a dizer coisas que não convêm a muita gente que sejam ditas.

Permita-me o copy-paste:

"
III – Havendo algumas regiões do país onde os locais de voto são distantes
da residência de muitos eleitores e por vezes não existindo transportes adequados,
a CNE tem entendido «chamar a atenção para o facto de ser necessário
evitar que nas situações excepcionais em que sejam organizados transportes públicos
especiais para as assembleias ou secções de voto a organização de tais
transportes deve processar-se com rigorosa neutralidade e imparcialidade e sem
que tal sirva para pressionar os eleitores no sentido de votar ou abster-se de votar
ou sobre o sentido do voto».
"
-Artigo 98º, LEOAL - Lei Eleitoral, Comissão Nacional de Eleições

Quando o próprio candidato transporta os eleitores, rompe com tudo o que esta lei representa, por isso penso que deveria criticar. Quem em eleições joga sujo muitas vezes ganha, e foi o que aconteceu..

Quanto ao facto de membros de uma lista votarem noutra, talvez seja para passar o legado à próxima geração, se é que me entende!

Cumprimentos

Anónimo disse...

Descobri este blogue recentemente e tal é o meu espanto ao verificar comentários com um conteúdo tão didáctico que vou tentar não perder pitada do que aqui se diz.
Aprende-se imenso…
Parece-me que existe uma opinião formada na base do diz que disse, e do que é contado e comentado. Já alguém disse um dia, que quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. E pelos comentários que deixam, a oposição esta a sofrer, e muito... há quem tenha muitas dores de cabeça e talvez de barriga!!!! Sabe-se lá porquê....
O que me espanta no final de tudo, é que uma freguesia tão pequena desencadeie tanto reboliço, tanta conversa! Típico, carteirita debaixo do braço e vamos à bica!!! Depois é só dar asas à imaginação e, em bom portugues made in Abrantes, morder em quem lhes apetecer!!!
Haja mudança!
Haja pessoas capazes dessa mudança a frente da Junta, pessoas novas e inteligentes acima de tudo. Somos poucos, mas não temos que ser pequenos!
E a pequenez destas mentes e destes comentários é assustadora…

Anónimo disse...

"(...) pessoas novas e inteligentes acima de tudo. "

Novos, tudo bem! Inteligentes, talvez. Mas o que interessa aqui é competência, e quanto a isso sou reticente, mas veremos.

Mais um diz que disse:

"
Durante esta semana houve uma afluência muito grande de pessoas para tratar de papelada na Junta.
"

Analisando isto, já não sou só eu que tomo a liberdade de passar um atestado de incompetência a estes "novos inteligentes". Porque são eles que estão realmente a morar na freguesia e que estarão imediatamente disponíveis caso seja preciso tomar acção.

Não sou de oposição nenhuma, sou apenas alguém preocupado com a "mudança"(desgraça?) que se vai abater gradualmente ao longo deste mandato na minha freguesia.

Anónimo disse...

Sem saber o verdadeiro intuito de tal blogue ou da intenção e motivações das pessoas que nele participam, surpreendo-me a capacidade incomensurável de criticar de forma gratuita.
Qualquer livro de pedagogia, que certamente, nenhum de vós jamais consultou, nos ensina que a crítica e a subsequente sugestão de melhoria e aperfeiçoamento são conceitos indissociáveis. Se criticamos, temos de assumir os nossos pontos de vista e ideias para fazer melhor. Em nenhum momento aqui, tive o prazer de ler uma alternativa para ajudar estes Jovens corajosos que na altura de se chegarem à frente, não hesitaram, não voltaram costas, não disseram que não. Ao contrário destes bloggers, incluindo o seu mentor, em que a distância e a indiferença que alimentam em relação às nossas terras é simplesmente arrepiante. Não aparecem, escondem-se, apenas criticam quem tem vontade e capacidade intelectual de fazer; quem tem atitudes e comportamentos de saber estar em qualquer lado; quem pautou o seu comportamento por uma rectidão extraordinária quando há 4 anos perderam e o assumiram como Miúdos Responsáveis (s.f.f. ler com R maiúsculo).
Estando longe destes palcos pergunto-me: porquê tão mau perder? O que temem que estes Miúdos (s.f.f. ler com M maiúsculo) venham a descobrir? São inquietantes os meus pensamentos, não acham?
Apenas um desejo sincero e profundo: o de que aqueles Miúdos (ao que parece ainda de fraldas!!!) tenham o discernimento suficiente para decidir, para fazer, para reconstruir o que durante décadas esteve em decadência.
Não sei se conhecem, provavelmente não, mas o grande poeta António Gedeão dizia assim: …”sempre que o homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida nas mãos de uma criança”…Força Crianças!

Anónimo disse...

Não querendo alhear-me do motivo que aqui me trouxe: apenas exprimir a minha opinião, gostaria primeiro de frisar dois pontos.
. O "proprietário" deste blogue afirma que, há 4 anos, quando estava numa das mesas de voto da freguesia assistiu a uma cena, de alguém ir buscar uma pessoa acamada a casa para votar na lista que na altura saiu derrotada. Pergunto-lhe então: e que comentário faz ao facto de um candidato da lista derrotada em 2009, ir, com o seu próprio táxi, buscar pessoas a determinada povoação, para exercerem o direito de voto, sem que por isso lhes tenha cobrado o serviço????
Ponto 2: Pedro Nunes afirma ainda que, membros da lista derrotada, votaram na lista vencedora. Eu, mero eleitor, fui exercer o meu direito de voto, e não vi nenhuma câmara de filmar. Deve ter sido distracção minha!!!!!
Ficando por aqui, vamos ao que interessa (se é que, neste blogue interessa alguma coisa). Desde que me lembro, nesta freguesia, sempre prevaleceu a cor laranja. Sempre fui apologista, de que em eleições autárquicas, os eleitores votam em pessoas e não em partidos. A minha teoria comprovou-se nestas eleições. Em tudo na vida (futebol, concursos, ...) há vencedores e vencidos. Também a política não é excepção. E, uma coisa é certa: ambos os lados devem saber assumir o seu lugar e ser humildes q.b. Se a lista vencedora o foi (e já há 4 anos, quando perderam as eleições, o demonstraram ser), a lista derrotada revelou uma falta de civismo, formação e ética que me arrepia. De que têm medo os derrotados? Que a nova lista, comprove, o que a maioria suspeita? Que durante décadas, os eleitos para os cargos, apenas trabalharam em prol do seu próprio interesse e dos "amigos"?? Nesta nova era que agora se inicia, e tenho a certeza, será pautada de sucessos (para o bem desta freguesia), é necessário ter força, coragem e olhar em frente. Aos que criticam apenas por criticar e nada fazem pela terra que os viu nascer, dêm-lhes desprezo. É o melhor prato que se serve. Miudos, como parece que já os apelidaram, mostraram ser mais Homens e Mulheres do que aqueles que agora deixaram o cargo. A vós, desejos sinceros de um EXCELENTE TRABALHO! E como os Heróis se aplaudem de pé: levantem-se por favor e aplaudam os Miudos. Miudos, mostrem-lhes o que é ser gente de verdade!
Lá diz o velho ditado: "Só se aceitam críticas de quem fizer melhor"

Anónimo disse...

Já lhes chamam heróis! Mas eles já tiveram algum impacto na vossa qualidade de vida?

Anda aqui uma inundação de acéfalos que até espanta.

Anda aqui outro dessa estirpe que diz isto:

"Que a nova lista, comprove, o que a maioria suspeita? Que durante décadas, os eleitos para os cargos, apenas trabalharam em prol do seu próprio interesse e dos "amigos"??"

Sim, decerto terão sido feitas fortunas à custa dos desfavorecidos, tal é o poder económico e legislativo de uma Junta de Freguesia. Há com cada uma...


Veremos então se esses heróis serão capazes dos feitos lendários que a sua divisão de defensores da internet tanto publicita. Espero que sim.


De qualquer modo, já tenho preparado o meu "Bem vos disse!".

Espero não vir a proferi-lo.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Se foram feitas grandes fortunas, não sei. Mas que os dinheiros da ZIF, que nunca foram entregues a quem de direito, já davam para muita coisa, lá isso davam!!!!

Quanto aos heróis, são de certeza. Desde já por dois motivos: tiraram do lugar, quem julgava que ele era vítalícia (tipo os BI's, tás a ver camarada???). Por outro, derrotaram, quem de peito cheio, afirmava que "são favas contadas. está no papo". Ah pois está!!!! e de que maneira!!

Mais lá para a frente haverá muitos mais motivos (positivos). A inveja é tão feia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Espero que sejam realmente o que publicitam ser, e não o que se vê pelo percurso de vida.

Anónimo disse...

o que é que este ultimo comentario quer dizer com a questão "do percurso na vida"?????? isto quer dizer o quê mesmo??????

Anónimo disse...

Para bom entendedor meia palavra basta.

Anónimo disse...

Quem é esta pessoa que aponta o dedo à vida dos outros e se diz conhecedora do seu "percurso de vida"? Já estamos a entrar num campo que podemos designar por "lavar roupa suja", se é que há para lavar. A mim só me ocorre um comentário: a inveja é tramada.

Anónimo disse...

essa pessoa deve ser aquela que que foge se esconde se refugia e nunca dá a cara e diz ainda ser um profundo conhecedor da sua freguesia e da vida dos outros talvez fosse melhor olhar por ela abaixo.esta pessoa deve ser uma à qual teve um familiar uma vida ligado ao poder e que agora anda cheio de dor de cotovelo cresce e aparece

Anónimo disse...

Deve ser o que chama "acéfalos" aos outros :) isto é de morrer a rir.
Nunca o Pedro Nunes pensou ter tantas visitas no seu blogue!

Anónimo disse...

Bem... Há alguns dias que não vinha a este blogue e vejo que isto anda animado, desde que o "camarada"´respondeu ao meu comnetário, com a questão de "percursos de vida".
Fico abismado e surpreendido por, em relação a questões importantes, o camarada nem abrir o bico: táxi a transportar eleitores, dinheiros das ZIF's, e muito mais. Então??? Não tens resposta??? Ah pois é.... Custa ouvir as verdades.
Depois vens falar em percursos de vida.
Olha por ti abaixo e vai trabalhar. Sim, porque às horas a que envias os teus (tristes) comentários, não deves fazer nada. Reafirmo, o que disse há alguns dias: a inveja é tão feia..... E a dor de cotovelo, dói muito não é????

Anónimo disse...

É do estilo não faz nada mas de madrugada, quando a maioria dos portugueses está a dormir, está este sr. ou sra. a criticar quem faz alguma coisa. Gostava de conhecer o percurso de vida deste "camarada".

Anónimo disse...

epa se calhar é padeiro.... e trabalha de noite. entre uma fornada e outra, vai de afiar a lingua :) :) :)

Anónimo disse...

Meus caros, vamos elevar o nível de debate e argumentar sobre o que realmente é importante: a junta de freguesia de Aldeia do Mato e o seu novo executivo.
Não sei se quem escreve estes comentários é padeiro ou trabalha numa qualquer empresa de vigilância ou, diria mesmo, se acha capaz de levar vida de morcego.
De tudo o que se tem dito, retiro algumas ilações:
1. Os membros cessantes têm muito mau perder e jamais pensaram que o cargo que ocupavam não era vitalício. A ser verdade os deletes que foram feitos, essas pessoas só merecem o mesmo desprezo.
2. O potencial que a freguesia de aldeia do Mato possui é enorme e reconhecido, mas até então nada foi feito a não ser pintar de negro alguns troços de estradas antes das eleições. Só me apraz dizer: tristezas.
3. Quanto ao novo executivo não tenho opinião formada sobre estas pessoas mas, prova em contrário, só merecem palavras de estímulo, coragem e que façam algo por aquelas gentes. Penso que não será deficil fazer algo quando em décadas nada foi feito. Tristezas.
E qunto à legalidade das viagens pergunto-me: será legal um membro da lista perdedora estar no dia das eleições à porta a dizer....Votem bem...?Já para não falar que, com toda a legitimidade, enfiaram um intruso em pleno local de votações. Tristezas.
Um bem haja aos engenheiros e demais membros da junta.

Anónimo disse...

Eu bem gostava de saber escrever como o cromo anterior mas vou mesmo escrever à português.
Estes gajos de perderam deviam era ser acusados de andar a apagar as coisas dos computadores. Onde é que pensam que vivem, na bandalheira de um país de terceiro mundo?
Sim deve ser isso, porque o dinheiro das ZIF, eu até chamaria de NIB’s…que devem ter ficado bem recheados. Pintaram a estrada do Pico souto de preto e agora os novos membros que arranjem o resto. As valetas e os acessos às hortas são bons é para o preto fazer não?
E o gajo do táxi a fazer fretes sem cobrar? Percebe-se que ofereça umas borlas…tantos anos a encher os bolsos.
Acho que até o meu papagaio fazia melhor que estes gajos!

Anónimo disse...

mais ainda um membro da lista prededora em pleno local de voto quando soube que tinha perdido disse para quem quiz ouvir "já nao ha nada para fazer está tudo feito" ao que parece para eles só interessava o preto das estradas e o dinheiro nada mais era importante apenas tentar lavar os olhos às pessoas mas desta vez enganaram-se.e a quem chamou camarada a nao se sabe a quem é só para dizer que essa pessoa jamais será camarada.Viva aos novos membros nós acreditamos

Anónimo disse...

Haha! É só azia por estes lados! Esta página já está nos favoritos!

Uns porque o partido deles perdeu, outros porque não têm documentos no computador, outros usam mexericos como factos, isto vale tudo!

A ambas as partes aconselho umas pastilhas Rennie!

Ainda anda o pai do agora presidente aos tiros aos gatos... os cartuchos eram mais bem gastos nos computadores desta corja que aqui anda!

Obrigado pelas gargalhadas!

Anónimo disse...

é preciso ser-se muito triste, muito pobre de espirito, sem vida propria certamente e muito menos sem qualquer alegria na vida. na minha opinião de futuro ficas a falar sozinho, porque se até estava a achar piada a este blogue e aos comentarios que se iam fazendo, e as opiniões que se iam colocando, deixei de achar a minima das graças. e os meus comentarios terminam por aqui. aconselho os restantes a fazerem o mesmo. e se aconselhas pastilhas rennie, eu aconselho-te uns determinados compimidinhos azuis para ver se te alegram a vida. PALHAÇO

Anónimo disse...

Concordo com o último comentário. Se tudo isto até estava a ter alguma piada, deixou de ter porque mais uma vez estão a fazer acusações que não têm fundamento. Mais uma vez baseiam-se no "diz que disse" para denegrir a imagem daqueles que fazem alguma coisa pela NOSSA terra. NOSSA porque é de todos, porque todos podemos dar um bocadinho para a tornar melhor. Os vencedores são quem dão a cara mas todos nós os podemos ajudar, colaborando com eles, ajudando no que é preciso. Tenho a certeza que é isso que eles querem. Não querem com toda a certeza continuar a alimentar um blogue que dá "facadas" a toda a hora e até "tiros" de madrugada. Sejam amigos da terra que os viu nascer, sejam amigos de quem a governa e quer fazer algo por ela. Desejo ao actual Presidente, e a todos aqueles que com ele colaboram, FORÇA para enfrentar este novo desafio. Acreditem, é possível mudar.