Ouve o que o teu professor e mestre da universidade disse.
Faço minhas as palavras do seu professor da universidade que passo a transcrever:
Manuel Sérgio, o professor que mais influenciou José Mourinho no seu percurso académico e profissional, defende que o ex-técnico do Chelsea devia ser o próximo treinador dO Benfica
"Acho que devia ser o próximo treinador do Benfica. Sem dúvida. Se fosse, e se fizesse ou se aproximasse do que fez quando treinou o FC Porto, ganharia mais do que se fosse para um outro clube que lhe desse grandes jogadores", disse o adepto "ferrenho e convicto" do Belenenses, clube do qual chegou a ser presidente da Assembleia Geral.
Em entrevista à Agência Lusa, o professor de Filosofia das Actividades Corporais de José Mourinho no extinto ISEF, frisou que, para o prestígio do ex-treinador do FC Porto, seria mais importante" demonstrar que é capaz de ganhar com uma equipa de jogadores que ninguém conhece, do que ter um clube que lhe dá os jogadores que ele quer".
Reconhecendo que actualmente não contacta Mourinho tão amiúde como o fazia quando este se encontrava em Inglaterra, Manuel Sérgio exalta o carácter do aluno que encontrou pela primeira vez há 27 anos.
"O que eu posso dizer do Mourinho é que ele é um rapaz inteligente. Devido à sua inteligência, e também por ser informado, para além da sua experiência (foi jogador, o pai treinador), será sempre um grande técnico de futebol", salientou.
Manuel Sérgio sublinhou que o facto de Mourinho ser uma pessoa "inteligente, estudiosa e informada" faz a diferença para os demais treinadores, enaltecendo o facto de este trabalhar "mais os aspectos humanos na sua globalidade do que só os físicos", como fazem a maioria dos técnicos.
"O Mourinho é um homem de estudo, licenciado. Triunfou no desporto porque trouxe o estudo para o futebol. Não é de admirar que tenha triunfado", sublinhou.
No seu depoimento no livro "Motrisofia" (Homenagem a Manuel Sérgio), José Mourinho afirma que o professor ajudou-o a resolver muitas das suas angústias enquanto estudante e, em consequência, acabou por ser talvez o docente que mais influenciou o seu trajecto, quer académico quer profissional.
"Manuel Sérgio pretendeu que os seus alunos pensassem pelas suas próprias cabeças e estivessem à vontade para questionar todo um passado de equações já resolvidas e aceites como única verdade. Foi desta forma que me ensinou que para ser aquilo que queria ser (treinador de futebol) teria de ser um especialista na área das ciências humanas", explica Mourinho.
E é esse o segredo apontado por Manuel Sérgio para o sucesso de Mourinho, o facto de ser um especialista nas relações humanas.
in record
Sem comentários:
Enviar um comentário