quarta-feira, 2 de abril de 2008

CORRUPÇÃO VS COAÇÃO

Como é do conhecimento de todos, a Comissão Disciplinar da Liga instaurou processos ao Futebol Clube do Porto (FCP), Boavista e Leiria.
Esta mesma Comissão prepara-se para branquear mais um podre do futebol português, punindo os mais fracos e beneficiando os mais fortes.
Como é do conhecimento de todos, o FCP foi acusado da tentativa de corrupção, e ao que parece nem está muito preocupado com o eventual castigo que poderá vir a sofrer, ao que se consta perda de 6 pontos neste campeonato, o que para eles pouca ou nenhuma diferença irá fazer.
Segundo a Comissão Disciplinar da Liga, acusa o FCP de duas tentativas de corrupção, mas acusa também o Boavista de ter cometido coação sobre os árbitros, o mesmo se passando com o Leiria.
Aqui nasce a minha duvida, ou melhor a minha indignação, pois qual é a diferença entre coagir e corrupção… alguém me pode esclarecer?
O FCP o máximo que pode apanhar por tentativa de corrupção é a perda de 6 pontos, ao invés de Leiria e Boavista que por tentativa de coação podem descer de divisão.
Mais uma vez se isto se vier a confirmar é mais uma vergonha, escândalo (o que quiserem chamar), a juntar a tantas outras, que fazem o dia-a-dia deste “pobre” pais.
Continuando, a acusação ao Boavista vai ainda ao ponto de telefonemas dos Presidentes da altura (Família Loureiro) a tentarem coagir árbitros e pedir determinados árbitros para os seus jogos, então e qual é a diferença para os telefonemas de um empresário de nome António Araújo, para Pinto da Costa (PC), que determinado arbitro queria fruta e chocolate para dormir, ou os telefonemas que PC fazia a Pinto de Sousa durante o desenrolar dos jogos do seu clube, mostrando o seu desagrado sobre as arbitragens, e pedindo para pressionar o arbitro ao intervalo, ou aquele famoso telefonema ao Major no caso do Deco (agressão com a chuteira ao arbitro Paulo Paraty).
Se este caso terminar como se fala, desculpem mais vai ser a maior palhaçada que me recordo de ver tanto no desporto português como mesmo na justiça. Espero que o “meu” presidente não fique a dormir, caso a sentença seja esta, e mostre a sua indignação e recorra e uso todos os meios possíveis para condenar devidamente quem está implicado.
Será que têm medo de por o FCP no lugar onde deve estar? Descida de divisão e já… Olhemos lá para fora e vejamos os exemplos idênticos que foram julgados…ou será que neste pais á beira-mar plantado as leis são diferentes para alguns.
E termino pergunto a quem me possa esclarecer a diferença entre corrupção e coação para tão disparidade de penas?

Sem comentários: